Kit básico: Como escolher seu equipamento de mergulho?

Você ficou o ano inteiro ansioso (a) para viajar e não vê a hora de mergulhar. Há meses você vem se planejando financeiramente, organizou a agenda e finalmente chegou o tão esperado dia. Depois de poucos minutos debaixo d´água, você sente a nadadeira machucando seu pé e a água entrando na máscara com frequência. Um mergulho que era para ser prazeroso, acabou sendo um desastre por causa do equipamento de mergulho inadequado. Já imaginou que decepção?kit de mergulho basico tusa

Para garantir conforto e evitar problemas durante o seu mergulho, você deve adquirir o equipamento de mergulho de uso pessoal: máscara, snorkel e nadadeira. Caso você alugue uma máscara por exemplo, o silicone pode estar deformado porque várias pessoas já fizeram uso dele. O mesmo ocorre com a nadadeira.  Com o passar do tempo de uso, os equipamentos vão moldando em seu corpo e adquirindo o seu próprio formato. Parece um detalhe simples mas a história que contei acima ocorre com mais frequência do que você imagina.

Máscara (conhecida também como óculos de mergulho)

equipamento de mergulho mascara

A máscara é um equipamento de mergulho muito importante, pois vai garantir um bom ângulo de visão e perfeita vedação para não entrar água. Hoje a maioria das máscaras são fabricadas em silicone, o que permite maior durabilidade do material e melhor ajuste no rosto do mergulhador. Em meio há tantas opções de marcas e modelos, veja as três dicas principais na hora de comprar sua máscara:

  • Máscaras menores são mais fáceis de desalagar durante o mergulho.
  • A regulagem da tira deve ser fácil dentro e fora da água.
  • Faça o teste de vedação para evitar entrada de água durante o mergulho: Coloque a máscara em seu rosto e sem passar a tira por trás da cabeça, inspire pelo nariz e vire a cabeça para baixo. Se a máscara não cair do seu rosto durante 5 segundos, concluímos que a vedação está perfeita e você poderá utilizá-la sem problemas. Se ela cair, é porque existe alguma passagem de ar para o interior da máscara e se você mergulhar com ela, haverá entrada de água.

Se você tem problema de visão e faz uso de óculos, você pode colocar lentes corretivas em sua máscara também para melhorar sua experiência durante o mergulho.

Nadadeira (conhecida como pé de pato)

Assim como os calçados que usamos na superfície, a nadadeira tem o objetivo de nos ajudar a locomover com conforto e segurança, porém debaixo da água.

A nadadeira correta para mergulho depende do tipo de atividade e preferências pessoais. Por isso, não escolha pelo preço. Afinal, um tira de borracha que arrebente aos 10 metros de profundidade pode arruinar seu passeio. Entenda a diferença básica – fechadas e abertas e veja qual a mais adequada para você.

Nadadeiras abertas – para mergulho autônomo (com cilindro)

Esse tipo de nadadeira tem a sapata aberta (onde encaixa o pé), é presa por tira que passa atrás do calcanhar e fechada por presilhas. Neste caso ela necessariamente deve ser usada com bota de mergulho. A bota te proporciona mais segurança e conforto para andar no barco e na praia. Também ajusta com maior conforto dentro da nadadeira, evitando o contato direto do seu pé com o material.

Nadadeira fechada – para snorkelling ou mergulho livrenadadeira fechada para snorkelling

São mais adequadas para quem mergulha de vez em quando, sem cilindro, apenas para relaxar e apreciar a vida marinha. É o chamado snorkeling ou mergulho livre. As nadadeiras fechadas tem a sapata inteira, com o calcanhar fechado, e você calça como sapato normal. Não é preciso utilizar botas, a propulsão é menor e favorece a tranquilidade necessária para observar a vida marinha mais perto da superfície, além do que, em geral, o custo é menor comparado aos outros modelos.

Snorkel (conhecido como tubo ou respirador)

Basicamente existem dois tipos de snorkel: com válvula de purga e sem válvula de purga. O respirador para mergulho com válvula de purga é o mais indicado para o mergulho autônomo porque possui dois itens importantíssimos: quebra-ondas (quanto mais fechado, menos água entrará no tubo) e a válvula de purga (é mais rápido e fácil de soprar a água para fora do snorkel).

equipamento de mergulho,snorkel com valvula

O respirador para mergulho sem válvula de purga é o mais simples dos respiradores. Não possui válvula de purga e nem quebra-ondas, sendo mais utilizado para apnéia, snorkeling e pesca sub.

 

equipamento de mergulho,snorkel sem valvula

Com relação às cores, as mais vivas de destacam mais debaixo da água, facilitando sua localização pelo seu dupla. Todos os itens do equipamento de mergulho devem ter o tamanho correto para você, não ficando muito pequeno ou grande. Experimente antes de comprar e opte pelas marcas mais conhecidas no mercado.

Eaí, gostou das dicas? Comente aqui embaixo se você tem outras dúvidas relacionadas a equipamento de mergulho!

 

2018-04-17T12:59:35+00:00

Leave A Comment