Expedição Naufrágios do Nordeste

Expedição Naufrágios do Nordeste

A expedição Divegold do nosso Romeu Dib mostra mergulhos lindos no Vapor Bahia  e outros naufrágios. Veja o vídeo do amigo mergulhador Yorghos Michalaros, com a presença dos sócios da Narwhal BH Premium Store Lucas Costa, Vitória Régia e Luciano Coelho. (clique na imagem para acessar a página com o vídeo) Teremos uma viagem da Narwhal para Recife de 30/10 a 02/11 . Não percam!

“O Bahia foi um dos mais importantes navios da Companhia Brasileira de Navegação a Vapor, fazendo a linha regular entre portos do nordeste e as capitais do sudeste do Brasil. Possuía acomodações de 1a e 2a classes, que podiam acomodar com relativo conforto cerca de 100 passageiros na popa, ainda transportava cerca de 400 passageiros sobre o convés em viagens curtas entre os portos.
O choque com o vapor Pirapama, que pôs a pique o Bahia, na altura da praia de Ponta de Pedras, norte do estado de Pernambuco é cercado de muito mistério e histórias fantasiosas. Depois de uma longa pesquisa e leitura de dezenas de jornais e documentos fiquei com a impressão de que os eventos não passaram de um terrível evento acidental, causado por negligência de uma ou até das duas tripulações, mas talvez jamais saibamos a verdade. Com certeza, os fatos reais estão muito longe da incrível versão que corre no gosto popular; afirmando que o comandante Carvalho do Pirapama, havia jogado propositalmente a proa de seu navio, contra o costado do Bahia, devido a uma antiga rixa entre os dois comandantes por causa de ciúmes de sua mulher.”
Fonte: Naufragios do Brasil – Mauricio de Carvalho.

2018-04-17T13:00:42+00:00