Outubro tem Abrolhos com a Alto Mar

Venha mergulhar em Abrolhos com a Alto Mar

Há muitos séculos, Abrolhos representava um perigo para as embarcações portuguesas, exatamente por isso batizada com esse nome, pois o alerta era: “Quando te aproximares de terra, abra os olhos”. Hoje o visual paisagístico do arquipélago é algo deslumbrante, as ilhas abrigam diversas aves e uma fauna marinha inigualável. Agora todos querem ficar de olhos muito abertos nesse lugar. Até Charles Darwin visitou o arquipélago em 1832, curioso pelo lugar.

Abrolhos – Fonte: Horizonte Aberto

O arquipélago fica cerca de 70 quilômetros da costa da Bahia e é formado por cinco ilhas vulcânicas – Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita -, além do Parcel de Abrolhos e o Recife dos Timbebas. O cenário é formado por imensos paredões rochosos e alguma vegetação, onde os atobás brancos fazem seus ninhos. Nas piscinas naturais é possível nadar em meio a tartarugas, barracudas, peixes-frade, moréias, badejos, cavalos-marinhos. É uma das mais significativas áreas do litoral brasileiro, pela sua enorme biodiversidade e importantes ecossistemas.

JUBARTE

O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que fazem dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro. É a mais importante área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental. Elas buscam nestas águas claras e quentes um local para acasalarem e se reproduzirem, possibilitando que o turista observe estes enormes mamíferos marinhos durante a viagem.

A jubarte (Megaptera novaeangliae), também chamada de corcunda ou cantora, é uma das doze espécies de grandes baleias existentes no mundo. É conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, que é sua impressão digital. São famosas pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho. Acredita-se que uma das funções prováveis desse canto seja atrair a fêmea para acasalamento.

MERGULHO

Abrolhos se consolida como um dos melhores pontos para a prática de mergulho no mundo. No fundo do mar, com águas claras e uma profundidade máxima de 30 metros. O turista vai encontrar um autêntico tesouro marinho, uma fauna de deslumbrar, além de dezenas de espécies de corais. Os chamados chapeirões – em forma de cogumelo – são encontrados apenas em Abrolhos. Belíssimos, unem-se pelo topo e formam verdadeiros labirintos.

Com sua superfície submersa quase toda tomada por corais e um grande celeiro de alimentos para peixes e outros seres. Abrolhos é um dos maiores santuários de vida marinha do mundo. A imensa quantidade de peixes de múltiplas cores, tartarugas marinhas e corais são o supra-sumo da visão de um paraíso.

Em decorrência da proximidade dos chapeirões na superfície, inúmeras embarcações já naufragaram nas águas de Abrolhos. São muitos os naufrágios catalogados no arquipélago, porém até agora poucos foram encontrados. O interessante é que seus destroços se tornaram uma atração para mergulhadores que buscam conhecer um pouco mais sobre a história da região.

NOSSA VIAGEM

Saída: 11/10/2018

Retorno: 14/10/2018

Operadora: Abrolhos Embarcações

Ônibus: Executivo

Live aboard: café da manhã / almoço / jantar

Valor: Turista R$2.650 | Aluno em curso R2.290

Faça sua reserva (31) 99103-0053 | (31) 2531-5550

Abrolhos – Fonte: Horizonte Aberto

2018-05-28T18:02:04+00:00